terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Oficinas de bonecos são fonte de arte e renda

Projeto Mambembe Moderno levou oficinas gratuitas de criação de bonecos com garrafas pet para quatro cidades mineiras


Com o objetivo de transmitir a técnica milenar de criação de bonecos para o teatro e bonecos artesanais, o marionetista Catin Nardi percorreu nos meses de novembro e dezembro, quatro cidades mineiras com o Projeto Mambembe Moderno - Oficina de Criação e Construção de Bonecos de Garrafa PET e Interpretação Teatral com Bonecos. Patrocinado pela Petrobras, o projeto foi fonte de arte e renda para artesãos, arte-educadores, artistas e associações comunitárias das cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros e Ibirité.

Participaram das oficinas 41 pessoas que fizeram um total de 42 bonecos. O marionetista Catin Nardi fez um balanço positivo do resultado das oficinas. "O padrão de qualidade dos bonecos ficou muito alto. Identificamos muitos oficineiros que serão multiplicadores da técnica para escolas e teatros, que é um dos principais objetivos do projeto", disse. Segundo ele, várias outras cidades mostram interesse em realizar as oficinas em 2011.

Os bonecos são construídos a partir de um método simplificado, com matéria prima de fácil acesso como garrafa PET, fita crepe, tecido, cola quente, tesouras e doses de criatividade. Os alunos também aprendem a manipular e interpretar uma cena que seja comercialmente viável.

O integrante da Cia Truks, de São Paulo, Henrique Sitchin prestigiou a mostra de resultados na cidade de Uberlândia e falou sobre do resultado dos trabalhos. "Achei muito bacana o trabalho desenvolvido pelo Catin nessa oficina. De uma forma interessante, simples e eficaz ele conseguiu passar para essas pessoas como construir bonecos com garrafas pet. Seria importante se ele tivesse mais tempo para trabalhar com os alunos a questão da dramaturgia e também da animação, que são os outros dois tripés desse trabalho", ressalta Sitchin.

Além de produzir bonecos com baixo custo de produção e um excelente resultado estético, as pessoas que participaram da oficina agora têm a possibilidade de obter uma nova renda, além de poder replicar o que aprendem. "Amei o curso, ele foi além das minhas expectativas, pois eu não acreditava que garrafas pet pudessem se transformar em bonecos. O que aprendi aqui na oficina será usado no meu bairro. Em janeiro, pretendo oferecer o curso na comunidade Monte Castelo, ensinando as crianças e adolescentes essa técnica", comemora a atriz e líder comunitária Maria das Graças de Fátima Almeida, que participou da oficina em Juiz de Fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário