terça-feira, 23 de novembro de 2010

Incrições abertas para a oficina em Montes Claros

Depois do sucesso nas cidades de Uberlândia e Juiz de Fora, chegou a vez da comunidade de Montes Claros receber a oficina itinerante do Projeto Mambembe Moderno. Estão abertas, até o dia 27 de novembro, as inscrições para a Oficina de Criação e Construção de Bonecos de Garrafa PET para teatro e artesanal para venda e Interpretação Teatral com Bonecos, do marionetista Catin Nardi. A oficina é destinada para o público a partir de 18 anos: artesãos, arte-educadores, associações comunitárias, pessoas com conhecimentos básicos de teatro e trabalhos manuais, alunos e profissionais de artes cênicas e plásticas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Cultura de Montes Claros (Praça Dr. Chaves, nº 32), das 7h às 18h, ou pelo e-mail cianavegante@globo.com.

A oficina itinerante faz parte do Projeto Mambembe Moderno, da Cia Navegante Teatro de Marionetes, patrocinado pela Petrobras, e será ministrada de 27 de novembro a 5 de dezembro, no Espaço Cultural Arte e Ofício (Av. Deputado Esteves Rodrigues, nº 22, Centro, em Montes Claros).

A oficina possui um aspecto social no qual utiliza a garrafa pet como um produto sustentável, com um alto grau de acabamento que pode ser uma fonte de renda através da construção de bonecos artesanais. E há o aspecto artístico, de criar cenas e personagens de teatro de bonecos com técnicas de dramaturgia. Os bonecos são construídos com matéria prima de fácil acesso, como as garrafas PET, fita crepe, tecido, cola quente e tesoura. Segundo o marionetista Catin Nardi, a produção dos bonecos não ultrapassa R$10,00 e posteriormente eles podem ser vendidos por um valor maior.  
No dia 5 de dezembro acontece a Mostra Resultado com os alunos da Oficina. Será encenada uma peça no Conservatório Estadual Lorenzo Fernandez (Av. João Chaves, 438, São Luiz), às 18h e a entrada é franca.Mais informações sobre as inscrições pelos telefones (38) 3229-3456 ou 3229-3458 ou (31)3557-3927.

Alguns vídeos da oficina que aconteceu em Juiz de Fora - MG





Apresentando a peça

No domingo, dia 21 de novembro, os novos marionetistas apresentaram diversas cenas com os bonecos construídos, na Mostra-Resultado, que aconteceu na sede do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), em Juiz de Fora. Veja alguns momentos:

Público presente na mostra de resultados

E começa a apresentação...


Crianças atentas a cena


Os oficineiros agradecem a presença de todos...

...e as crianças querem pegar nos bonecos...


Depoimento: Maria das Graças de Fátima Almeida


"Amei o curso, ele foi além das minhas expectativas, pois eu não acreditava que garrafas pet pudessem ser transformadas em bonecos. Eu vou usar o que aprendi na minha comunidade. Estou preparando um auto de natal que será apresentado na igreja. Em janeiro, pretendo oferecer o curso na comunidade Monte Castelo, ensinando as crianças e adolescentes essa técnica. Me informei a respeito da oficina através do jornal".
Maria das Graças de Fátima Almeida, atriz e líder comunitária

Depoimento: Beatriz Cripriano Machado

"Quando entrei na oficina não imaginava que os bonecos fossem bem confeccionados e acabados. Aqui, consegui adquirir novos conhecimentos. O projeto é muito sério e foi prazerozo fazer parte dessa oficina. Agora posso trabalhar com as crianças e dar continuidade nos projetos de habilidades motoras"
Beatriz Cipriano Machado, professora de Educação Infantil – Juiz de Fora



Depoimento: Polyana de Castro Silva


"Eu acho que a oficina é um modo de poder aproximar  as pessoas à cultura. É interessante porque envolve  qualquer classe social e é um meio de ter acesso a oportunidade de aprender uma nova técnica. Trabalho com recreação infantil e festas e poderei utilizá-los em meu tramalho, podendo transformar a pet, que é  reciclável e que poderia estar no lixo, em gerção de renda"
Polyana de Castro Silva

Depoimento: Janete de Melo


Janete com a boneca que criou na oficina
"Pretendo usar os bonecos como recurso pedagogico. Trabalho com educação infantil e agora também vou trabalhar no campo das artes, pretendendo usar o boneco também no trabalho. Eu pensei que fosse uma oficina de fantoches, mais simples, mais básica, mas superou minhas expectativas e a oficina foi bem melhor do que eu esperava"
Janete de Melo

Preparando para a encenação

A Polyana e a Isabele aproveitaram a manhã de domingo, 21 de novembro, para ensaiar a cena que foi apresentada na peça a noite. O Catin Nardi, marionetista responsável pela Oficina, passou dicas e técnicas de manipulação para as meninas.

Polyana e Isabele ensaiando para a apresentação


Ensinando técnicas de manipulação - oficina de Juiz de Fora

Como parte integrante da oficina, os alunos também aprendem algumas técnicas básicas de manipulação de manipulação de bonecos.  Dessa forma, os oficineiros podem utilizar os bonecos em peças teatrais em diversas áreas. Veja alguns momentos das técnicas de manipulação da oficina que aconteceu em Juiz de Fora:







Como são feitos os bonecos?

Como já explicado aqui no blog, a garrafa pet é a principal matéria prima utilizada para confeccionar os bonecos que são feitos na oficina do Projeto Mambembe Moderno. O processo é bem simples: são utilizados, além das garrfas, tesoura, cola quente, retalhos de TNT, tecidos variados e muita criatividade!! Os tecidos são usados para a ornamentação e vestimentas dos bonecos. Veja alguns dos materias utilizados.





sábado, 20 de novembro de 2010

Bonecos feitos em Juiz de Fora

Confira os bonecos criados na oficina de Juiz de Fora

Depoimento Fábio de Paula

" Essa oficina é de um enorme valor cultural. Aqui aprendi desde aprimoramento de técnicas manuais que poderei usar em todos outros teatros que fizer. Trabalhar com garrafa pet não é impossivel de se fazer. Todos podem e devem participar", disse o Fábio, que ator e vai apresentar o boneco para seu grupo de teatro de Juiz de Fora, chamado Retalhos.


O dia começou com entrevistas...

A Tv Panorama – afilhada Rede Globo em Juiz de Fora, foi ao Centro  Cultural Bernardo Mascarenhas, no sábado, dia 20 de novembro, fazer uma matéria sobre o Projeto Mambembe Moderno – Oficinas Itinerantes. Durante a entrevista, o Catin Nardi explicou como são produzidas os bonecos.


 

Os bonecos que foram feitos durante a semana

Durante a semana, os 12 alunos que estão em Juiz de Fora tiveram muito trabalho!
No sábado,  os bonecos já estavam quase prontos e o pessoal estava bem  animado em trabalhar na encenação...Vejam!


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alguns momentos da oficina que acontece em Juiz de Fora - MG




Oficina de bonecos de Catin Nardi em pleno vapor em Juiz de Fora

Novos marionetistas farão apresentação teatral gratuita neste domingo dia 21

Desde o dia 13 de novembro, alunos de artes plásticas, artes cênicas e artesãos de Juiz de Fora realizam a oficina gratuita de criação, construção e interpretação teatral com bonecos do marionetista Catin Nardi, da Cia. Navegante - Teatro de Marionetes. A oficina trabalha a construção de bonecos artesanais e para teatro que são comercialmente viáveis, pois utilizam materiais de fácil acesso, tendo a garrafa pet como base.

Neste domingo, dia 21 de novembro, os novos marionetistas apresentarão diversas cenas com os bonecos construídos, na Mostra-Resultado, a partir das 18h, na sede do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), situado na Av. Getúlio Vargas, 200, Centro – Juiz de Fora. A entrada é franca.

A oficina é itinerante e faz parte do Projeto Mambembe Moderno, patrocinado pela Petrobras. As comunidades das cidades de Montes Claros e Ibirité serão as próximas a receberem o Projeto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email cianavegante@globo.com.

Catin Nardi explicando as técnicas de confecção de bonecos para os oficineiros de Juiz de Fora - MG

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Veja alguns vídeos da oficina realizada em Uberlândia - MG

Durante a oficina que aconteceu na cidade de Uberlândia/MG, entre os dias 03 e 07 de novembro, os oficineiros falaram sobre a experiência de participar do projeto e sobre as ideias de criação dos bonecos. Esses vídeos estão publicados no youtube, mas você pode acessá-los aqui no blog.










Aguardem, mais vídeos da oficina em Uberlândia serão postados no blog.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fique ligado: último dia para se inscrever na oficina de criação de bonecos do marionetista Catin Nardi

Até o dia 12 de novembro, sexta-feira, é possível se inscrever na oficina de Criação e Construção de Bonecos de Garrafa Pet e Interpretação Teatral com Bonecos, do marionetista Catin Nardi. A oficina é destinada para o público a partir de 18 anos interessado em artes cênicas, artes plásticas, artesãos e arte-educadores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Av. Getúlio Vargas, 200, Centro – Juiz de Fora), das 9h às 17h, ou pelo e-mail cianavegante@globo.com.

Um dos trabalhos desenvolvidos na oficina de Uberlândia
Não perca a oportunidade e faça já sua inscrição!
Mais informações pelos telefones (32) 3690-7051 ou (32) 3690-7051 ou 3690-7052.


 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Passos para a criação dos bonecos - oficina em Uberlândia/MG

E o boneco vai tomando forma

O trabalho com garrafa pet

Mauro passando algumas dicas para Waquila

O Paulo dando "vida" ao seu boneco

Catin e alguns dos oficineiros

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Juiz de Fora recebe o Projeto Mambembe Moderno - Inscrições abertas

Marionetista Catin Nardi realiza oficinas itinerantes de criação de bonecos para teatro e bonecos artesanais


Estão abertas, até o dia 12 de novembro, as inscrições para a oficina de Criação e Construção de Bonecos de Garrafa Pet e Interpretação Teatral com Bonecos, do marionetista Catin Nardi. A oficina é destinada para o público a partir de 18 anos interessado em artes cênicas, artes plásticas, artesãos e arte-educadores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Av. Getúlio Vargas, 200, Centro – Juiz de Fora), das 9h às 17h, ou pelo e-mail cianavegante@globo.com.

A oficina itinerante faz parte do Projeto Mambembe Moderno, da Cia Navegante Teatro de Marionetes, patrocinado pela Petrobras e será ministrada entre os dias 13 e 20 de novembro, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), em Juiz de Fora.

A cidade de Uberlândia foi a primeira a receber o projeto que, durante cinco dias, contou com a participação de aprendizes que construíram bonecos partindo de um método simplificado com matéria prima de fácil acesso, como as garrafas PET’s, fita crepe, tecido, cola quente e tesoura. Segundo o marionetista Catin Nardi, a produção dos bonecos não ultrapassa R$10,00 e posteriormente eles podem ser vendidos por um valor maior. “A oficina possui um aspecto social no qual utiliza a pet como um produto sustentável, do lixo, com um alto grau de acabamento que pode ser uma fonte de renda. E há o aspecto artístico, de criar cenas e personagens de teatro de bonecos com técnicas de dramaturgia,” disse. As aulas de dramaturgia serão ministradas pelo ator Eduardo Dias Romagnoli.

“Já produzia bonecos em casa. Aproveitei a oficina para conhecer a técnica de um profissional como o Catin Nardi e aperfeiçoar o meu trabalho. Aprendi muita coisa diferente, inclusive a trabalhar com a garrafa pet de forma sustentável, passando além da nossa criatividade ao montar os bonecos, uma mensagem ambiental para a sociedade”, comemora o agrônomo Paulo Peters que participou da oficina em Uberlândia.

Mais informações sobre as inscrições pelos telefones (32) 3690-7051 ou (32) 3690-7051 ou 3690-7052.

Alunos da UFU participam de oficina itinerante de criação de bonecos do marionetista Catin Nardi

                                           
Com descontração e criatividade, alunos de teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pessoas da comunidade participaram da oficina de criação e construção de bonecos oferecida pelo marionetista Catin Nardi, dentro do Projeto Mambembe Moderno. A oficina aconteceu dentro do AnimaUdi, o Festival de Teatro de Formas Animadas da UFU, entre os dias 03 e 07 de novembro.

Durante os cinco dias da oficina, os sete aprendizes construíram bonecos partindo de um método simplificado com matéria prima de fácil acesso, como as garrafas PET’s, fita crepe, tecido, cola quente e tesoura. Segundo o marionetista Catin Nardi, a produção dos bonecos não ultrapassa R$10,00 e posteriormente eles podem ser vendidos por um valor maior, acrescentando o valor agregado, que é o trabalho que se tem para confeccionar uma peça.

“Já produzia bonecos em casa. Aproveitei a oportunidade da oficina para conhecer a técnica de um profissional como o Catin Nardi e aperfeiçoar o meu trabalho. Aprendi muita coisa diferente, inclusive a trabalhar com a garrafa pet de forma sustentável, passando além da nossa criatividade ao montar os bonecos, uma mensagem ambiental para a sociedade”, comemora Paulo Peters, agrônomo e ex aluno da UFU.

Os alunos aprendem a construir bonecos, a manipular e interpretar uma peça comercialmente viável. A aula de dramaturgia e improvisação, que foi ministrada pelo ator Eduardo Romagnoli, aconteceu no domingo, dia 07, e contou com a descontração e criatividade dos oficineiros. Mário Piragibe, professor de teatro e formas animadas da Universidade Federal de Uberlândia, fez uma visita ao galpão de ensaios e destacou a importância da oficina que aconteceu dentro do AnimaUdi. “Essa atividade vai de encontro com a disciplina que ministro aqui na UFU, pois permite que essa linguagem do teatro com bonecos entre no nosso curso, ampliando a competência técnica dos nossos alunos, onde eles conseguem outras referências dentro do teatro. Estamos muito contentes com o resultado”, destaca o professor.

No domingo, dia 07, os alunos apresentaram os bonecos e uma cena improvisada para um grande público no teatro Marechal Pacheco, que aplaudiu de pé a apresentação dos oficineiros. Patrocinado pela Petrobras, o Projeto Mambembe Moderno será realizado nos meses de novembro e dezembro, também nos municípios de Montes Claros, Juiz de Fora e Ibirité. Fique por dentro do que acontece nas oficinas itinerantes pelo blog: mambembemoderno.blogspot.com.

Apresentando a peça no teatro Rondon Pacheco



Antes da Cia. Truks de São Paulo se apresentar, os alunos da oficina de boneco improvisaram um palco no Teatro Rondon Pacheco e mostraram suas peças improvisadas para o grande público presente no local. Gabriel apresentou o seu ninja. Paulo mostrou o político corrupto. A Gabriela fez um senhor que contracenou junto com boneca (menininha) feita pela Jéssica. Na peça, eles representavam avô e neta. A Letícia, com seu Dom Quixote, leu um poema. O Vinícius fez com que sua baiana cantasse uma música de umbanda e Waquila fez com que seu bob dançasse para o público.

As cenas improvisadas agradaram o público, que aplaudiu de pé a apresentação dos oficineiros. Catin agradeceu a presença de todos e disse que com garrafas pet e um pouco de criatividade é possível fazer um trabalho muito bacana com bonecos. Ele ainda frisou que, em 2011, quer ver um teatro de bonecos dentro do AnimaUDI.

Ensaiando a peça para a apresentação





Após aprenderem algumas técnicas de manipulação e improvisação, os oficineiros ensaiaram as cenas que foram apresentadas no teatro Rondon Pacheco. Com muita criatividade, saíram várias idéias para a apresentação, desde bonecos políticos até afrodescendentes. O ator Eduardo Romagnoli e Catin Nardi passaram algumas técnicas de improvisação para os oficineiros, como:
- Um boneco pode ser manipulado por uma, duas ou três pessoas;
- O manipulador deve sempre olhar para a cabeça do boneco e o boneco para o espectador, para não dividir o foco do espetáculo;
- Cada oficineiro deve descobrir os movimentos de seu boneco;
- A manipulação deve acontecer de forma bem sutil.