sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vai começar: oficinas do Projeto Mambembe Moderno na área

A técnica milenar de criação de bonecos para teatro ganha uma nova configuração com o uso de materiais recicláveis e será ensinada em diversas cidades mineiras, no novo projeto de oficinas itinerantes do marionetista Catin Nardi. Patrocinado pela Petrobras, o “Projeto Mambembe Moderno – Oficina de Criação e Construção de Bonecos de Garrafa PET e Interpretação Teatral com Bonecos” será realizado nos meses de novembro e dezembro, nos municípios de Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora e Ibirité.

As oficinas são voltadas para o público a partir de 18 anos, interessados em artes cênicas, artes plásticas, artesãos e arte-educadores. A proposta é a construção de bonecos partindo de um método simplificado, com matéria prima de fácil acesso como garrafa PET, fita crepe, tecido, cola quente, tesouras e doses de criatividade. Serão 15 vagas em cada cidade e a oficina terá carga horária 40 horas/aula. As incrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email cianavegante@globo.com.   


Um dos bonecos produzidos na oficina. Foto: Catin Nardi

Segundo Catin Nardi, a proposta é construir e multiplicar bonecos com baixo custo de produção e um excelente resultado estético. “A oficina possui um aspecto social no qual utiliza a pet como um produto sustentável, do lixo, com um alto grau de acabamento que pode ser uma fonte de renda. E há o aspecto artístico, de criar cenas e personagens de teatro de bonecos com técnicas de dramaturgia,” disse. Os alunos aprendem a construir bonecos, a manipular e interpretar uma cena que seja comercialmente viável. As aulas de dramaturgia serão ministradas pelo ator Eduardo Romagnoli.

Catin Nardi é marionetista, ator-manipulador e diretor da Cia. Navegante Teatro de Marionetes. Dedicado integralmente ao teatro desde 1981, ele desenvolveu importantes trabalhos com bonecos para televisão como a abertura da novela “As filhas da mãe” e a mini-serie “Hoje é dia de Maria 1 e 2” da Rede Globo. Sediado em Mariana (MG) desde 2005, ele desenvolve em seu próprio espaço cultural pesquisas sobre mecânica, criação e produção de marionetes de fios, montagens teatrais com bonecos, dramaturgia para teatro de bonecos, além de oficinas de criação e construção de bonecos para iniciantes. Radicado no Brasil desde 1990, Catin Nardi participa desde 1994 com os espetáculos de sua Cia Navegante de Marionetes, no circuito de Festivais mais importantes do Brasil, Argentina e Itália.

Fique por dentro da agenda das oficinas itinerantes:

Uberlândia
De 03 a 07 de novembro
Mostra-Resultado da Oficina - Dia 7 de novembro (domingo)
Local: Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica
Inscrições encerradas

Juiz de Fora
De 13 a 21 de novembro
Mostra-Resultado da Oficina - Dia 21 de novembro (domingo)
Inscrições abertas

Montes Claros
De 27 de novembro a 05 de dezembro
Mostra-Resultado da Oficina - Dia 05 de dezembro (domingo)
Inscrições abertas

Ibirité
Oficina: De 11 a 19 de dezembro
Mostra-Resultado da Oficina – Dia 19 de dezembro (domingo)
Inscrições abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário