terça-feira, 9 de novembro de 2010

Alunos da UFU participam de oficina itinerante de criação de bonecos do marionetista Catin Nardi

                                           
Com descontração e criatividade, alunos de teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pessoas da comunidade participaram da oficina de criação e construção de bonecos oferecida pelo marionetista Catin Nardi, dentro do Projeto Mambembe Moderno. A oficina aconteceu dentro do AnimaUdi, o Festival de Teatro de Formas Animadas da UFU, entre os dias 03 e 07 de novembro.

Durante os cinco dias da oficina, os sete aprendizes construíram bonecos partindo de um método simplificado com matéria prima de fácil acesso, como as garrafas PET’s, fita crepe, tecido, cola quente e tesoura. Segundo o marionetista Catin Nardi, a produção dos bonecos não ultrapassa R$10,00 e posteriormente eles podem ser vendidos por um valor maior, acrescentando o valor agregado, que é o trabalho que se tem para confeccionar uma peça.

“Já produzia bonecos em casa. Aproveitei a oportunidade da oficina para conhecer a técnica de um profissional como o Catin Nardi e aperfeiçoar o meu trabalho. Aprendi muita coisa diferente, inclusive a trabalhar com a garrafa pet de forma sustentável, passando além da nossa criatividade ao montar os bonecos, uma mensagem ambiental para a sociedade”, comemora Paulo Peters, agrônomo e ex aluno da UFU.

Os alunos aprendem a construir bonecos, a manipular e interpretar uma peça comercialmente viável. A aula de dramaturgia e improvisação, que foi ministrada pelo ator Eduardo Romagnoli, aconteceu no domingo, dia 07, e contou com a descontração e criatividade dos oficineiros. Mário Piragibe, professor de teatro e formas animadas da Universidade Federal de Uberlândia, fez uma visita ao galpão de ensaios e destacou a importância da oficina que aconteceu dentro do AnimaUdi. “Essa atividade vai de encontro com a disciplina que ministro aqui na UFU, pois permite que essa linguagem do teatro com bonecos entre no nosso curso, ampliando a competência técnica dos nossos alunos, onde eles conseguem outras referências dentro do teatro. Estamos muito contentes com o resultado”, destaca o professor.

No domingo, dia 07, os alunos apresentaram os bonecos e uma cena improvisada para um grande público no teatro Marechal Pacheco, que aplaudiu de pé a apresentação dos oficineiros. Patrocinado pela Petrobras, o Projeto Mambembe Moderno será realizado nos meses de novembro e dezembro, também nos municípios de Montes Claros, Juiz de Fora e Ibirité. Fique por dentro do que acontece nas oficinas itinerantes pelo blog: mambembemoderno.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário